terça-feira, 4 de maio de 2010

Adolescência hi-tech



Vejo vários artigos sobre os benefícios e desvantagens da era da informação. Usar a internet significa abrir os olhos para outro mundo, o do conhecimento, curiosidade e formas de interação. Mas também – infelizmente – trata-se de abrir a visão para o mundo criminoso e prejudicial aos nossos filhos dentro da nossa própria casa. Fiquei espantada com uma reportagem do portal Globo, que traz uma breve explicação sobre um novo fenômeno entre adolescentes, o sexting - palavra que deriva de sex (sexo) e text (textos). Ninguém tem uma fórmula pronta de como permitir que nossos filhos participem de forma saudável dos benefícios da internet. Porque mesmo que fiquemos de olho, às vezes no escapa, não existe controle. E quando se trata de adolescência, é necessário ter um cuidado ainda maior na maneira de se relacionar com eles.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Evolução em família

Este fim de semana foi particularmente corrido. Fizemos o batizado da Sarah na igreja católica no domingo. Antes de contar as minhas reflexões, vou falar sobre algo que decidimos antes mesmo de ela nascer. Eu não sou católica, embora conheça um pouco a religião, o Gilson, muito menos. Entretanto, acreditamos em Deus e sabemos o quão importante é qualquer ser humano conhecer as coisas a sua volta. Por isso, concordamos em levar a Sarah a ver como funciona cada religião, para que mais tarde ela mesma defina se vai seguir alguma, acreditar em Deus... será democrático.

Os padrinhos foram a Rê Rossi e o Flávio, namorado dela. No sábado, ficamos no curso de batismo durante a tarde. Ao contrário do que imaginei, ninguém quis nos doutrinar. Seu Luiz e a Emília explicaram um pouco sobre o significado de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, de ser batizado. Algumas vezes me disseram que eu sou mais cristã do que quem vai à igreja. E isso também foi abordado nas duas horas e meia em que ficamos lá. Emília disse que o importante é o que fazemos no nosso dia-a-dia e quais lições ensinamos aos nossos filhos.

É disso que se trata. Para vivermos em sociedade mais justa, o que falta é o amor, respeito pelo próximo, a solidariedade, enxergar o outro, sentir-se pertencendo à comunidade. Mais que isso: dar exemplos de fé, acreditar no futuro e mostrar que é possível ir mais longe quando o caminho é trilhado por todos juntos. Isso tudo é sinônimo de família. Não somente a família de sangue, mas as pessoas que fomos incorporando a ela ao longo da vida.

A Rê e o Flávio foram pessoas escolhidas por nós, pela nossa vida, para seguir junto com a nossa família. Irmãos, pais, primos, tios, avós. São todos eles que ajudam a constituir o caráter, trazer opções e mostrar o afeto para os nossos filhos. Para que eles vivam em harmonia e felizes. E é muito bom conhecer pessoas que acreditam nisso e disseminam a ideia, torcendo para que se torne atitude.

No domingo, o ritual foi super rápido. Passamos por todos os símbolos. Da água ao óleo, para abençoar nossa filha. E depois fomos para casa onde uma mesa cheia de tortas e doces nos esperava. Nós mesmos passamos o dia cozinhando para ter um cardápio diferente. Nisso a internet facilita tanto... Pegamos as receitas na web e fizemos os convidados de cobaia. Foi tudo ok, recebemos até elogios. Depois do balanço do fim de semana, fica a esperança de que crianças, pais e quem estiver à nossa volta propague a cultura da bondade, esperança e afeto.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Liberdade para voar...


Há uns dias fui a uma coletiva em Curitiba e lembrei da última vez que tinha voado. Estava no final da gravidez quando fui convidada a fazer algumas entrevista no Rio de Janeiro. Ia e voltaria no mesmo dia. O fato é que fiquei surpresa quando soube que deveria pedir ao meu obstetra uma autorização para embarcar, dizendo que a gestação era saudável e a viagem não representava riscos. Por isso, pesquisei aqui na internet as recomendações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil):

- Recomenda-se que gestantes entre a 28ª e 35ª semana de Gestação (7º a 8º mês) preencham a Declaração de Responsabilidade – geralmente entregue pelo funcionário de check-in da empresa aérea – e apresentem Atestado Médico autorizando a viagem em avião.

- Entre a 36ª e 39ª semana de gestação (9º mês), a gestante deverá estar acompanhada de médico responsável.

- Durante os 7 dias que antecedem o parto, o embarque não é permitido. No pós-parto, o embarque da mãe e do filho é permitido após o 8º dia do parto, com a apresentação de Atestado Médico, declarando estarem aptos a realizar a viagem aérea.             

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Uma odisseia


Foto: marcelosanches.zip.net

Como um blog pode ficar tanto tempo sem postagens? Tudo bem, a gente ficou um tempo afastada, mas para tudo há explicações. A Renata Rossi está às voltas com a reforma da casa e eu, por incrível que pareça, estou tentando há mais de um mês fazer com que a Sarah fique livre de algo que começou com uma tosse e virou uma incógnita. No meio de março, a Sá começou a tossir e o pediatra entendeu que poderia ser uma virose. Após uma semana, medicando a pequena com remédios para gripe, nada aconteceu.

Então, fomos ao Pronto-Socorro que disse que ela estaria com chiado e peito carregado. Mais uma semana dando diversos remédios a ela. Nada aconteceu. Ligamos ao pediatra da Sarah que disse para continuarmos apenas com as inalações. Continuou tudo na mesma. Fomos novamente ao Pronto-Socorro e pediatra de plantão disse que não passava de resfriado sem sequer tirar o raio-x do tórax. Começamos a pingar rinossoro para aliviar os sintomas. Nem preciso dizer que ela continuou com tosse.
ecidi então procurar a pneumologista que receitou mais uma infinidade de remédios. Uma semana depois lá estava a Sarah com os sintomas de novo. Ligamos à pneumologista e ela pediu para levarmos a Sarah ao PS. Como assim? Nós fomos ao especialista porque os pediatras do primeiro de atendimento não foram capazes de tratar a pequena. Desisti da pneumologista.

Nisso, a tosse foi se intensificando, a febre apareceu... Fomos ao pronto-socorro de outro hospital. A pediatra ficou chocada quando contei toda a odisseia, medicou a Sarah e me aconselhou a mudar de pediatra e pneumologista. Bom, por indicação, chegamos a outra pediatra que passou mais milhares de remédios. Por enquanto, estamos seguindo a orientações, mas vamos ver onde vai dar.

O resultado de tudo isso? A Sarah não pode nem chegar perto de inaladores, não toma os remédios se não insistirmos – coisa que nunca aconteceu, ficou com baixa imunidade, precisa tomar ainda mais vitaminas, ficou noites em claro, não vai à escolinha há mais de duas semanas, só quer ficar no colo com alguém por perto, cada vez que tosse chora... Agora eu pergunto: qual é a dificuldade de tratar uma gripe mais forte, alergia ou bronquiolite, que são algumas das possibilidades. Ah, sim, além de todo o desgaste físico e emocional dela – meu, do Gil e de toda a família, a conta bancária também fica negativa.

A sensação de impotência é tão grande, de depender tanto de alguém e ter que confiar sem conhecer... enfim, estou indignada!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pequeno chef



Certa vez, minha amiga Fernanda passou uma tarde com duas pequenas em casa. Para ela, que já fez monitoria de festas infantis e esbanja em criatividade, isso não era desafio. Na segunda, ela me contou que levou uns ingredientes e as três passaram a tarde fazendo brigadeiros. Eu achei isso fantástico! Imagine como as crianças não adorariam passar um tempo na cozinha com os pais, preparando uma receita. Ela conhece os gostos, as texturas, tem proximidade com a família e ainda experimenta o fruto do próprio trabalho. É engrandecedor.


Como sempre, hoje entrei no site da Revista Época, e vi uma reportagem sobre os benefícios de uma atividade simples como essa. Claro que merece atenção e cuidado porque a cozinha é atraente e representa alguns riscos, mas se levado de forma amistosa e preventiva, a brincadeira fica bem legal. Na matéria, eles mencionam o site Atelier Gourmand, que dá aulas e promove eventos com o objetivo de ensinar receitas para os pequenos. Vale à pena conferir.