Mostrando postagens com marcador Atividade física. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Atividade física. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sobre o sedentarismo

Imagem: http://www.iped.com.br/sie/uploads/13319.jpg



Até os 15 anos, joguei futebol. Participava dos treinos da escola e não sabia o que era ficar sem praticar esportes. Mas tive um problema no joelho e deixei de lado essas habilidades. Ao operar o joelho, já com 20 anos, fiz a fisioterapia, hidroterapia e prometi que quando acabasse a faculdade voltaria a me exercitar. Não passou de promessa. Ensaiei o retorno numa aula de yoga, mas ficou só na fase do planejamento.



Certa vez perguntei ao dr. Bruno, meu obstetra, se poderia praticar esportes. E ele disse que como era sedentária, não poderia me tornar uma atleta neste momento. Mas ressaltou que as caminhadas ou a hidroginástica poderiam entrar no repertório. No final, continuei com a minha preguiça para as atividades físicas. Quando vou para a praia, entro numa caminhada tranquila, olhando a paisagem, e realmente faz um bem sem igual.



Há um livro muito interessante com um capítulo rico sobre esportes. Trata-se do “O que esperar enquanto você está esperando”, escrito por Heidi Murkoff, Sandee Hathaway e Arlente Eisenberg (editora Record). As autoras focaram nos benefícios e problemas que podemos encontrar em cada prática esportiva. Para quem já é acostumado a praticar atividades físicas, é maravilhoso continuar. As vantagens são enormes. Isso tudo sempre com orientações do médico.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Exercício na gravidez: notícia quentinha

crédito: www.advance-womens-care.com

Acaba de ser publicado um relatório na Revista Americana dos Cirurgiões Ortopédicos que traz uma boa notícia para as futuras mães: o exercício moderado e de baixa intensidade é recomendado para as gestantes, mesmo aquelas que eram sedentárias antes da gravidez.

O artigo sugere que o exercício pode fortalecer e melhorar a saúde global da mulher, tanto a do sistema locomotor quanto a fisiológica, além dos desconfortos relacionados à gestação. Atividades aeróbicas, como caminhada e natação reduzem dor nas costas, a pressão arterial materna e o inchaço, além de melhorar o humor no pós-parto.

Segundo a autora do estudo, Dra. Marlene DeMaio, diretora de pesquisa do Naval Medical Center, na Virgínia, os dados mostram que o corpo da mulher grávida pode compensar as mudanças, sem danos para o feto durante exercícios de baixa ou moderada intensidade. “É importante lembrar que a gravidez é uma condição temporária, e não uma doença, e que as mudanças osteomusculares e fisiológicas que ocorrem são normais na maioria dos pacientes”, diz a médica.

E o estudo vai além: os pesquisadores sugerem que começar a se exercitar durante a gestação é uma ótima chance de mudar o estilo de vida. Como em muitos casos é preciso reavaliar as atitudes do dia a dia – pois agora é preciso pensar na saúde de dois – incluir hábitos saudáveis como caminhadas são uma boa pedida. Mas, antes de querer resgatar as malhas da academia, consulte seu médico. É ele quem vai definir se há riscos e que exercícios são mais indicados para cada fase da gestação.