sábado, 8 de maio de 2010

Primeiras palavras

Imagem:  http://www.palavrasiluminadas.com/wp-content/uploads/2008/03/letras1.jpg

Nada melhor neste mundo do que chegar de um dia cheio de trabalho, encontrar a nossa casa cheia de alegria. Isso tem sido rotina na minha vida. Ainda bem! E ontem eu tive uma surpresa tão doce... Estava brincando com a Sarah. Era umas 20h. Então, no meio da brincadeira era pronunciou sua primeira palavrinha: “papai”. Falou certinho, tão fofa!

O Gil estava na faculdade. Eu imediatamente liguei para ele para contar. Ele ficou super feliz, nem acreditava que a Sá já tinha dito a primeira palavra. Quando fui preparar as coisas para o banho dela, ela me chamou. Nesta hora, falou “mamã” para me chamar. Fiquei tão orgulhosa da minha pequena. Vê-la se desenvolvendo dia a dia não tem preço!

A Sarah já emitia sons deste bem pequena. Ela tinha poucos meses - não lembro com exatidão - quando começou a balbuciar. Hoje li uma reportagem que escrevi há uns dois anos sobre o desenvolvimento motor e cognitivo dos bebês. A Sarah ainda nem estava por aqui. Lá dizia que nesta fase, entre os oito meses e um ano, o bebê começa a dar significado as coisas. Já identifica quando você pede para mandar beijos, por exemplo. Claro que cada um tem seu ritmo...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Escolhas do bebê, da mãe (e médico)



Foto: http://aaimaging.com/2009/04/portraits-and-maternity.html

Ultimamente tenho ouvido muitas histórias de mães que queriam ter seus filhos por parto normal, mas na “hora H” o parto foi cesáreo. Isso aconteceu com a Rê de Salvi, que travou um embate com seu obstetra. O mesmo com a Paula, minha cunhada e a Nathália, uma colega de trabalho.



Hoje eu li uma matéria que comprova – com número contundentes – o aumento das cesáreas no Brasil: são mais de 50% dos nascimentos, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 15%.



Certa vez entrevistei um médico, o doutor Marco Antonio Lenci, que enumerou vários motivos para o aumento das cesáreas no país. Um dos mais absurdos para mim foi comodidade para pais e médicos. Escolher a data, a hora, me parece tão contra a natureza. No fim da conversa ele, que é defensor do parto normal, disse que o melhor parto é aquele em que a mãe e o bebê saem bem. E é isso mesmo. Na natureza, as coisas nem sempre acontecem como gostaríamos.  

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Melhor presente da vida


Foto: Arquivo Pessoal

Quando era mais nova, dava grande importância ao meu aniversário. Quem não me ligava ou me dava parabéns corria o risco de não ter minha atenção durante dias. Depois passava. Coisa de adolescente. Com o passar dos anos, passei a não ligar tanto para aniversário. Tenho uma teoria de que a pessoa se obriga a ser muito feliz, simpática e sorridente no dia de comemoração, mas depois passa o resto do ano se lamentando e muitas vezes sendo grosseira com os outros.

Por isso, decidi que tentaria manter a alegria todos os dias. É claro que nem sempre é possível. Não tenho sangue de barata. Fiz aniversário esta semana. E posso falar que embora tenha trabalhado o dia todo e à noite, foi o melhor da minha vida. Ao acordar, me deparei com o maior sorriso de todos e ganhei um beijo. A Sarah já está mandando beijinhos para todo mundo. Tive a certeza que ali estava o maior presente da vida toda. Não precisaria de mais nada.

É ali que encontro alegria, força, coragem e sabedoria. Aquela pequena pessoa me ensina todos os dias que não adianta ter mau humor, reclamar ou me isolar. Ela me mostra que é possível chegar onde deseja e, para isso, basta ser persistente, pedir sabedoria e ter paciência. Isso tudo sem dizer uma palavra.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Adolescência hi-tech



Vejo vários artigos sobre os benefícios e desvantagens da era da informação. Usar a internet significa abrir os olhos para outro mundo, o do conhecimento, curiosidade e formas de interação. Mas também – infelizmente – trata-se de abrir a visão para o mundo criminoso e prejudicial aos nossos filhos dentro da nossa própria casa. Fiquei espantada com uma reportagem do portal Globo, que traz uma breve explicação sobre um novo fenômeno entre adolescentes, o sexting - palavra que deriva de sex (sexo) e text (textos). Ninguém tem uma fórmula pronta de como permitir que nossos filhos participem de forma saudável dos benefícios da internet. Porque mesmo que fiquemos de olho, às vezes no escapa, não existe controle. E quando se trata de adolescência, é necessário ter um cuidado ainda maior na maneira de se relacionar com eles.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Evolução em família

Este fim de semana foi particularmente corrido. Fizemos o batizado da Sarah na igreja católica no domingo. Antes de contar as minhas reflexões, vou falar sobre algo que decidimos antes mesmo de ela nascer. Eu não sou católica, embora conheça um pouco a religião, o Gilson, muito menos. Entretanto, acreditamos em Deus e sabemos o quão importante é qualquer ser humano conhecer as coisas a sua volta. Por isso, concordamos em levar a Sarah a ver como funciona cada religião, para que mais tarde ela mesma defina se vai seguir alguma, acreditar em Deus... será democrático.

Os padrinhos foram a Rê Rossi e o Flávio, namorado dela. No sábado, ficamos no curso de batismo durante a tarde. Ao contrário do que imaginei, ninguém quis nos doutrinar. Seu Luiz e a Emília explicaram um pouco sobre o significado de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, de ser batizado. Algumas vezes me disseram que eu sou mais cristã do que quem vai à igreja. E isso também foi abordado nas duas horas e meia em que ficamos lá. Emília disse que o importante é o que fazemos no nosso dia-a-dia e quais lições ensinamos aos nossos filhos.

É disso que se trata. Para vivermos em sociedade mais justa, o que falta é o amor, respeito pelo próximo, a solidariedade, enxergar o outro, sentir-se pertencendo à comunidade. Mais que isso: dar exemplos de fé, acreditar no futuro e mostrar que é possível ir mais longe quando o caminho é trilhado por todos juntos. Isso tudo é sinônimo de família. Não somente a família de sangue, mas as pessoas que fomos incorporando a ela ao longo da vida.

A Rê e o Flávio foram pessoas escolhidas por nós, pela nossa vida, para seguir junto com a nossa família. Irmãos, pais, primos, tios, avós. São todos eles que ajudam a constituir o caráter, trazer opções e mostrar o afeto para os nossos filhos. Para que eles vivam em harmonia e felizes. E é muito bom conhecer pessoas que acreditam nisso e disseminam a ideia, torcendo para que se torne atitude.

No domingo, o ritual foi super rápido. Passamos por todos os símbolos. Da água ao óleo, para abençoar nossa filha. E depois fomos para casa onde uma mesa cheia de tortas e doces nos esperava. Nós mesmos passamos o dia cozinhando para ter um cardápio diferente. Nisso a internet facilita tanto... Pegamos as receitas na web e fizemos os convidados de cobaia. Foi tudo ok, recebemos até elogios. Depois do balanço do fim de semana, fica a esperança de que crianças, pais e quem estiver à nossa volta propague a cultura da bondade, esperança e afeto.