Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vale a pena investir


 Imagem: Publifolha
Alguns livros valem o investimento. Não há melhor fonte de consulta. Há um que sempre me acompanha nas pautas de saúde e é uma mão na roda para pais. A Saúde de Nossos Filhos é como uma enciclopédia, para consultas e mais consultas.  Da gravidez até a adolescência, há informações sobre os principais temas relacionados a todas as fases. De dicas básicas como a forma correta de medir a temperatura da criança e saber se é hora de ligar para o pediatra até assuntos mais complexos como emergências médicas ou a forma como os pequenos se relacionam com a família e os amigos. 
Para quem planeja ter filhos ou já os tem, esse é um livro que vale a pena.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fofinhos demais



Imagem: http://gizmodo.com/328771/upside+down-xbox-360-sofas-kill-fat-children


Reunir fast food, pouca (em geral, nenhuma) atividade física e horas na televisão, videogame ou computador resulta em crianças obesas. Isso é fato, no Brasil e no mundo. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estima que o número de crianças obesas do Brasil cresceu 240% nas últimas duas décadas. Uma matéria publicada na Pesquisa FAPESP mostra que as mães não conseguem reconhecer seus filhos como obesos. Foram avaliadas 1282 crianças de 7 a 10 anos em Vitória, no Espírito Santo. Apenas 10% das mães reconheceram que seus filhos estavam acima do peso ou obesos. Certa vez, uma endocrinologista infantil me disse que essa epidemia de obesidade infantil está aí porque quem cuida das crianças é a “baba eletrônica” (no caso, TV, videogame e computador) e como ela é muito permissiva, refrigerante pode, pipoca de micro-ondas pode, bolachas e mais bolachas recheadas? Também pode. 

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro


São Paulo está chegando a índices alarmantes de trânsito e, pior ainda, poluição. É a 6° cidade mais poluída do mundo e isso traz sérios prejuízos para a saúde. Em média o paulistano perde um ano e meio de vida por causa da poluição. Esses dados foram apresentados em pesquisa do Ibope e do Movimento Nossa São Paulo, sobre mobilidade urbana na última sexta-feira.

Alguns números sinalizam o descontentamento do paulistano com o caos em que se vive atualmente. A população está totalmente insatisfeita com o trânsito. Perde-se em média 2h43 por dia para se locomover pela cidade. De 0 a 10, esse item foi avaliado com nota 3. Para 47% dos entrevistados, o trânsito é considerado péssimo e a poluição aparece como um problema muito grave para 92%.

Uma boa oportunidade para mostrar sua insatisfação é aderir ao
Dia Mundial Sem Carro, que ocorre amanhã em vários países. A iniciativa que surgiu na França em 22 de setembro de 1997 e chegou ao Brasil em 2001, com adesão de 11 cidades. São Paulo participa do movimento desde 2005. Nessa data as pessoas são incentivadas a deixar o carro em casa e se locomover de transporte público, bicicleta, a pé… A cidade agradece e a saúde do seu filho também!