quarta-feira, 10 de março de 2010

É hora de vacinar


Foto: femminina.files.wordpress.com/2009/06/vacina1.jpg

Quando estava grávida, os países, inclusive o Brasil, estavam em alerta por causa de um vírus que se espalhava rapidamente. Cidades ficaram paralisadas, mortes foram anunciadas e a população estava receosa. Tratava-se da influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Muitas vezes, me perguntavam se eu ia trabalhar, usar o transporte público ou cobrir eventos. Aquele ar de reprovação de uns e preocupação de outros me rodeava o tempo todo.
Ainda bem que nada aconteceu comigo. A boa notícia é que contamos com uma ajuda no combate à essa gripe: a campanha de vacinação teve início esta semana. Por enquanto apenas para os profissionais de saúde. Mas outros grupos também estão no foco (confira abaixo o calendário), como gestantes, crianças de seis meses a dois anos, adultos que tenham entre 20 e 29 anos – que tem a vida social muito ativa e acaba disseminando ainda mais o vírus - entre outros.
Grosso modo, a vacina é produzida com partes do vírus, portanto não existe a possibilidade de apresentar sintomas da doença. Os efeitos colaterais são iguais aos das outras como febre, vermelhidão e dores no local em que foi aplicada a vacina. Cuidado: pessoas com alergia a ovo podem ter reações. Não há problema de tomar outras vacinas junto a essa. Gestantes podem tomá-la durante toda a gravidez.
Calendário de vacinação
Confira no site do Ministério da Saúde a campanha de vacinação e o calendário completo.
- Profissionais da área da saúde e indígenas – de 8 a 19 de março
- Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos – de 22 de março a 2 de abril (mulheres que engravidarem após essa data podem tomar a vacina nas outras etapas)
- População de 20 a 29 anos – de 5 a 23 de abril
- Idosos acima de 60 anos que apresentem doenças crônicas – de 24 de abril/ a 07 de maio
- Adultos saudáveis que tenham entre 30 e 39 anos – de 10 a 21 de maio.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário