terça-feira, 30 de março de 2010

Exemplo de ternura

Foto: http://paulamaria.files.wordpress.com/2009/01/flor.jpg

Ao acompanhar as últimas notícias sobre o julgamento dos acusados pela morte da pequena Isabella, eu comecei a pensar na tristeza das mães que perdem seus filhos tão amados. Ontem recebi uma reportagem por meio da newsletter da Revista Época que mostrava uma matéria feita sobre o luto e falava como Ana Carolina de Oliveira vivia pouco tempo depois de sua perda. Foi publicado ainda um texto da própria Ana Carolina contando como foram os últimos dois anos. Ela é exemplo de serenidade, amor e ternura.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Além do berço de ouro...

Zapeando pela net fiquei chocada ao ver esse post em um blog do Estadão. A primeira pergunta que me veio à cabeça foi por que alguém compraria uma chupeta banhada a ouro ou cravejada de cristais?

Afora esbanjar dinheiro -- na minha humilde opinião -- inutilmente, e se o bebê engolir um dos famigerados Swairovskis? Será que quem compra uma dessas chupetas está realmente preocupado com isso?


Foto:Mama Art

sábado, 27 de março de 2010

Hora do Planeta

Imagem: WWF-Brasil

Hoje as 20h30 diversas cidades ficarão no escuro. Não, não é um "apagão", mas sim um movimento promovido pela ong ambiental WWF para conscientização sobre o aquecimento global. A ideia é mobilizar 1 bilhão de pessoas no mundo todo.

Para participar, basta se cadastrar no site e apagar as luzes entre as 20h30 e as 21h30 de hoje. Pedir a ajuda das crianças nessa hora é uma boa pedida para engajá-los no movimento. Aproveite para explicar às crianças porque é importante participar de ações como esta.

E para deixar a Hora do Planeta mais divertida, que tal brincar de acampamento à luz de velas ou ainda contar histórias de mistério para os pequenos?

quarta-feira, 17 de março de 2010

Aventura não tem idade


 Foto: www.imdb.com

Uma mistura de saudosismo e descobertas. É assim que resumo a animação Up – Altas Aventuras, da Disney Pixar. Queria assistir no cinema, mas não deu. Então, escolhi uma sexta à noite, daquelas que você quer ficar sozinha. O resultado foi incrível! O que era para ser um “programa de índio” reacendeu vários desejos que estavam adormecidos, fez ressurgir a vontade de descobrir, de montar meu próprio livro de aventuras (quem assistiu sabe do que estou falando... quem não assistiu, assista!). A história do simpático Carl, o velhinho que passa a vida desejando conhecer as montanhas da Venezuela, é inspiradora. Com a ajuda do escoteiro Russel, um gordinho adorável, do cão Dug e de muitos balões eles vão longe, mais longe do que poderiam imaginar.    

Ah! O filme levou o Oscar de melhor animação do ano... Era de se esperar. 

quinta-feira, 11 de março de 2010

Bebês com estilo


Foto: Arquivo pessoal

Logo que minha amiga Thata, soube da gravidez disse que não via a hora de ter uma amiga grávida para comprar umas roupinhas que tinha visto. Não deu outra. No chá de bebê, ela trouxe um body que deu o que falar (é só ver a foto). É da marca carioca Q-Vizu e não tem uma só vez que não saia na rua e alguém comente sobre a roupinha. A Sarah inclusive fica um luxo nela!

Há um tempo Renata, minha amiga, encontrou um site que também é espetacular. Tem cada roupinha estilosa... A marca também é carioca: I'm not a baby. Tive vontade de comprar (quase) tudo. Na verdade, só não gostei muito da chupeta, o que não deixa de ser uma super sacada. Confira a coleção da I´m not a Baby.

quarta-feira, 10 de março de 2010

É hora de vacinar


Foto: femminina.files.wordpress.com/2009/06/vacina1.jpg

Quando estava grávida, os países, inclusive o Brasil, estavam em alerta por causa de um vírus que se espalhava rapidamente. Cidades ficaram paralisadas, mortes foram anunciadas e a população estava receosa. Tratava-se da influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Muitas vezes, me perguntavam se eu ia trabalhar, usar o transporte público ou cobrir eventos. Aquele ar de reprovação de uns e preocupação de outros me rodeava o tempo todo.
Ainda bem que nada aconteceu comigo. A boa notícia é que contamos com uma ajuda no combate à essa gripe: a campanha de vacinação teve início esta semana. Por enquanto apenas para os profissionais de saúde. Mas outros grupos também estão no foco (confira abaixo o calendário), como gestantes, crianças de seis meses a dois anos, adultos que tenham entre 20 e 29 anos – que tem a vida social muito ativa e acaba disseminando ainda mais o vírus - entre outros.
Grosso modo, a vacina é produzida com partes do vírus, portanto não existe a possibilidade de apresentar sintomas da doença. Os efeitos colaterais são iguais aos das outras como febre, vermelhidão e dores no local em que foi aplicada a vacina. Cuidado: pessoas com alergia a ovo podem ter reações. Não há problema de tomar outras vacinas junto a essa. Gestantes podem tomá-la durante toda a gravidez.
Calendário de vacinação
Confira no site do Ministério da Saúde a campanha de vacinação e o calendário completo.
- Profissionais da área da saúde e indígenas – de 8 a 19 de março
- Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos – de 22 de março a 2 de abril (mulheres que engravidarem após essa data podem tomar a vacina nas outras etapas)
- População de 20 a 29 anos – de 5 a 23 de abril
- Idosos acima de 60 anos que apresentem doenças crônicas – de 24 de abril/ a 07 de maio
- Adultos saudáveis que tenham entre 30 e 39 anos – de 10 a 21 de maio.

Fonte: Ministério da Saúde

segunda-feira, 1 de março de 2010

Tempo para amadurecer


Foto: arquivo pessoal
Sarah completou seis meses esta semana. Como em todos os outros meses, dei parabéns a ela. E como em todos os outros dias, agradeci por mais uma manhã, por ela na minha vida e por tudo o que virá. Pedi também criatividade para escrever um post de relançamento do blog. Percebi que a verdadeira inspiração está nos pequenos momentos da vida.
Hoje ao levá-la até a escolinha, observei algumas cenas dos pais e seus filhos. Uma mãe bem descolada levava os dois pequenos, enquanto dava bronca em um deles por não ter escovado o dente. Um pai abraçava a filha e gritava pelos ares o quanto era cheirosa, tinha verdadeiro orgulho do seu “bebê”.
O amor entre pais e filhos é o maior que existe. Sempre achei piegas e ultrapassado quando minha mãe dizia que não existe sentimento igual. Mas o amor nunca fica velho. É um afeto desinteressado. Uma preocupação de bem-estar constante.
A atenção especial com a comida, o soninho, a escola, as relações conosco, com o outro e o mundo todo, com as transformações do mundo... e muitos outros detalhes que aparecem um dia após o outro. Dessa vontade de compartilhar experiências, este blog surgiu. E foi por isso que planejamos cada pedacinho do site com carinho e à altura de tudo o que a maternidade, a infância e a juventude, enfim a vida merece. A partir de agora, vamos voltar a trocar ideias, contar histórias e trazer informações.
Demoramos seis meses para amadurecer este projeto. Coincidência ou não, exatamente o tempo da licença-maternidade que algumas empresas estão adotando. Outro tema para abordarmos mais adiante. Esperamos que vocês nos ajudem com a tarefa de trazer à tona dúvidas e opiniões sobre quem mais interessa para nós: os nossos filhos, o futuro do mundo.

Seja bem-vindo!

Renata de Salvi e Renata Rossi