terça-feira, 1 de setembro de 2009

De volta com segurança




Os dias na maternidade chegaram ao fim. Agora é hora de voltar para casa. Malas arrumadas para o retorno, o bebê vestido com a roupinha escolhida e as últimas orientações da berçarista, do pediatra e do obstetra já estão na ponta da língua. Está tudo ok, certo? Errado.

Embora muita gente acredite que a melhor maneira de transportar o bebê da maternidade para casa é no colo, essa prática é extremamente perigosa. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, os bebês de até 1 ano precisam estar em bebês-conforto, assim como as crianças menores de 4 anos devem ser acomodadas nas cadeirinhas apropriadas para essa faixa etária. Isso porque o cinto de segurança foi desenvolvido para pessoas com estatura mínima de 1,45m.

Então, da mesma forma que nos preocupamos com as condições do carro, velocidade e ética na direção, precisamos ficar atentos aos aparatos necessários para manter a segurança. De acordo com a ONG Criança Segura, os acidentes de trânsito são a causa líder de morte entre crianças de até 14 anos. Portanto, prevenir é sempre o melhor caminho.

Para tanto, até a posição desses equipamentos precisa ser pensada. Por exemplo, se a criança tiver até 1 ano ou 9 quilos, o bebê-conforto precisa estar de costas para o motorista. E sempre no banco de trás, conforme a lei. Parece desconfortável, mas não é. Mesmo porque existem vários tamanhos e modelos sob medida para as idades e peso dos nossos filhos. Vale conferir algumas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário