segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vida vista de outro ângulo

Imagem: Paula AnDDrade's /Flickr

A publicitária Silmara Franco é autora do blog Fio da Meada, que acompanhamos há algum tempo. Com um olhar único sobre os acontecimentos da vida, ela escreve com tanta delicadeza que é impossível não ser tocado por suas palavras. Por isso, surgiu a ideia de convidá-la para escrever um texto sobre a maternidade. E não poderia ter sido diferente, a seguir um texto emocionante que traz um pouquinho do que se tornou  sua vida com os filhotes de barriga Luca, 6 anos, e Nina, 3 anos, e o de coração, Bruno, 18 anos.

Sobre fazer gente*

Quando eu estiver diante de Deus para prestar contas, e ele perguntar o que fiz durante a vida, para ver se mereço tomar chá com rosquinhas em sua companhia na varanda do céu, aos sábados, direi: um bocado de coisa. Fiz amigos, irmãos, faculdade, festa. Tricô (crochê não), planos, piada e poesia. Fiz amor, não fiz guerra. Fiz de conta e fiz por merecer. Fiz que não vi, fiz por fazer, fiz sem fazer. Fiz chorar. Fiz tempestade em copo d’água. Fiz bolo para vender no colégio quando tinha quinze anos e vestido na máquina de costura da minha mãe com dezesseis. Fiz aniversário quase uma centena de vezes. Fiz de tudo para ser feliz. Mas se ele quiser saber do que mais me orgulhei de ter feito, responderei: gente.

Tenho um filho que não fui eu que fiz, já veio pronto: meu enteado. Meu primeiro filho foi, portanto, o segundo. Feito quando quase acreditei que não daria mais tempo. Deu. Hoje sei que havia tempo de sobra. A gente nunca entende direito o tempo do tempo. Depois, fiz minha filha. Não há nada mais interessante do que uma mulher com outra dentro. Costumo dizer que tenho, então, três filhos. Dois que saíram da barriga e um que entrou no coração. O que, no final, dá no mesmo. Tatuei seus nomes no verso do meu corpo. Publiquei o amor.

Brinco que quando se tem filhos a vida vira de ponta-cabeça. Interessante: de cabeça para baixo a gente enxerga as coisas de outro jeito, é só fazer um teste na sala de casa. Com filhos, nos despedimos do sono tranquilo, do umbigo próprio, da vida no singular. Damos 'até logo' para a carreira. Por outro lado, dizemos 'olá' aos novos personagens dos sonhos, às diferentes formas de trabalho, à vida no plural.

Fazer filhos é um processo artesanal. Sai um diferente do outro. Uma falhinha aqui, um defeitinho ali. É justamente esse o charme. Quando se decide fazê-los, não se sabe como eles virão. A vida não tira pedido. É tudo surpresa. Não há acasos, porém. Filhos são exatamente como precisamos que eles sejam, e vice-versa. Disso não se deve duvidar, muito menos reclamar. É bom repassar essa lição de vez em quando.

Gosto de ver meus filhos dormindo com o pai. Assim posso decorá-los com calma. Gosto de vê-los tomando banho. Gosto, sobretudo, de vê-los desenhar. Nessa hora eles recriam o que já esqueci. Gosto quando contam histórias sem sentido e fazem associações malucas. Gosto quando aprendem coisas novas; no fundo, estão é me lembrando que não tenho feito isso. Gosto quando cantam fora do tom, inventam notas e vão montando a trilha sonora das suas vidas. Gosto de reconhecê-los pelo cheiro e pelo gosto. Gostaria de carregá-los pelo cangote, como fazem as gatas. E gosto de ver o que não via antes deles.

Perguntaram se os filhos me abriram novos olhos para o mundo. Eu disse que não. Meus olhos são os mesmos de antes. Tudo que fiz foi mudar a direção do olhar.

*Por Silmara Franco, publicitária e blogueira

5 comentários:

  1. Renatas queridas
    Já tinha ficado lisonjeada com o convite. Agora fiquei feliz de vez em ver minhas palavras publicadas aqui, introduzidas com tanta delicadeza. Muito, muito obrigada.
    Beijos bem grandes.
    Silmara Franco

    ResponderExcluir
  2. oi Renatas!
    sigo o blog da Silmara e realmente, ela é única em escrever e conseguir colocar num texto sentimentos inexplicáveis!
    adorei o blog de vcs tb e virei seguidora!
    bjão
    da Li
    e mto prazer em conhecê-las!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Realmente a Silmara sabe usar bem as as palavras e agente se diverte lendo seu blog. Adoro! um beijo

    ResponderExcluir
  4. Meninas,
    sou apaixonada pela Sil. Êta mulher que escreve bem e com uma delicadeza linda.
    Hoje ela me mandou um email falando de vocês.
    Lindo o blog. Já adicionei aos meus favoritos.
    Beijos
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Vasconcelos24 de junho de 2010 às 14:37

    Que delícia de texto!
    Parabéns à Silmara e, também, às Renatas, pela escolha!
    Por vezes passeio pelo blog e há textos gostosos de ler em qualquer fase da vida...
    Parabéns!
    Beijos
    Fernanda

    ResponderExcluir