terça-feira, 18 de agosto de 2009

Exercício na gravidez: notícia quentinha

crédito: www.advance-womens-care.com

Acaba de ser publicado um relatório na Revista Americana dos Cirurgiões Ortopédicos que traz uma boa notícia para as futuras mães: o exercício moderado e de baixa intensidade é recomendado para as gestantes, mesmo aquelas que eram sedentárias antes da gravidez.

O artigo sugere que o exercício pode fortalecer e melhorar a saúde global da mulher, tanto a do sistema locomotor quanto a fisiológica, além dos desconfortos relacionados à gestação. Atividades aeróbicas, como caminhada e natação reduzem dor nas costas, a pressão arterial materna e o inchaço, além de melhorar o humor no pós-parto.

Segundo a autora do estudo, Dra. Marlene DeMaio, diretora de pesquisa do Naval Medical Center, na Virgínia, os dados mostram que o corpo da mulher grávida pode compensar as mudanças, sem danos para o feto durante exercícios de baixa ou moderada intensidade. “É importante lembrar que a gravidez é uma condição temporária, e não uma doença, e que as mudanças osteomusculares e fisiológicas que ocorrem são normais na maioria dos pacientes”, diz a médica.

E o estudo vai além: os pesquisadores sugerem que começar a se exercitar durante a gestação é uma ótima chance de mudar o estilo de vida. Como em muitos casos é preciso reavaliar as atitudes do dia a dia – pois agora é preciso pensar na saúde de dois – incluir hábitos saudáveis como caminhadas são uma boa pedida. Mas, antes de querer resgatar as malhas da academia, consulte seu médico. É ele quem vai definir se há riscos e que exercícios são mais indicados para cada fase da gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário