quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sobre o sedentarismo

Imagem: http://www.iped.com.br/sie/uploads/13319.jpg



Até os 15 anos, joguei futebol. Participava dos treinos da escola e não sabia o que era ficar sem praticar esportes. Mas tive um problema no joelho e deixei de lado essas habilidades. Ao operar o joelho, já com 20 anos, fiz a fisioterapia, hidroterapia e prometi que quando acabasse a faculdade voltaria a me exercitar. Não passou de promessa. Ensaiei o retorno numa aula de yoga, mas ficou só na fase do planejamento.



Certa vez perguntei ao dr. Bruno, meu obstetra, se poderia praticar esportes. E ele disse que como era sedentária, não poderia me tornar uma atleta neste momento. Mas ressaltou que as caminhadas ou a hidroginástica poderiam entrar no repertório. No final, continuei com a minha preguiça para as atividades físicas. Quando vou para a praia, entro numa caminhada tranquila, olhando a paisagem, e realmente faz um bem sem igual.



Há um livro muito interessante com um capítulo rico sobre esportes. Trata-se do “O que esperar enquanto você está esperando”, escrito por Heidi Murkoff, Sandee Hathaway e Arlente Eisenberg (editora Record). As autoras focaram nos benefícios e problemas que podemos encontrar em cada prática esportiva. Para quem já é acostumado a praticar atividades físicas, é maravilhoso continuar. As vantagens são enormes. Isso tudo sempre com orientações do médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário