quinta-feira, 13 de maio de 2010

Confusão de sentimentos

Imagem: http://i.olhares.com/data/big/61/610100.jpg


Em uma das conversas com a minha mãe, surgiu um assunto que gera bastante discussão. Como funciona e aparece o amor materno? Aquela dedicação total, cuidado, zelo. Quando estamos grávidas, normalmente conversamos muito com nosso bebê, desabafamos, já sentimos algo forte por ele. Mas nossa conclusão foi que o amor maior de mãe mesmo é cultivado diariamente. Nos primeiros dias, a gente vai criando ainda mais afeição, carinho, ternura... essa explosão do sentimento acontece um dia após o outro.

Não acredito muito nessa história de que todas as mulheres nascem com o olhar materno. Isso é aprendido e desenvolvido durante a vida. O sentimento fica, sim, muito maior do que poderíamos sequer imaginar. Lembrei disso porque estava dando uma olhada nas notícias do dia até me deparar com a análise de uma psicóloga em relação aos tristes sentimentos que as mães, que tiveram seus filhos trocados, experimentaram.

Cada uma, a seu modo, criou, amou, educou, o filho. Mostrou o melhor de si até que um belo dia descobre-se que o seu sangue está em uma criança na casa de outra pessoa. Já parou para imaginar como deve ser confuso o sentimento de amar muito quem está contigo e acabar conhecendo o filho do seu sangue depois de um ano, sendo que as outras pessoas esperam que você o ame também? Mães e crianças estão sofrendo muito com essa transição. Não podia deixar de compartilhar esse texto com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário