sexta-feira, 7 de maio de 2010

Escolhas do bebê, da mãe (e médico)



Foto: http://aaimaging.com/2009/04/portraits-and-maternity.html

Ultimamente tenho ouvido muitas histórias de mães que queriam ter seus filhos por parto normal, mas na “hora H” o parto foi cesáreo. Isso aconteceu com a Rê de Salvi, que travou um embate com seu obstetra. O mesmo com a Paula, minha cunhada e a Nathália, uma colega de trabalho.



Hoje eu li uma matéria que comprova – com número contundentes – o aumento das cesáreas no Brasil: são mais de 50% dos nascimentos, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 15%.



Certa vez entrevistei um médico, o doutor Marco Antonio Lenci, que enumerou vários motivos para o aumento das cesáreas no país. Um dos mais absurdos para mim foi comodidade para pais e médicos. Escolher a data, a hora, me parece tão contra a natureza. No fim da conversa ele, que é defensor do parto normal, disse que o melhor parto é aquele em que a mãe e o bebê saem bem. E é isso mesmo. Na natureza, as coisas nem sempre acontecem como gostaríamos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário